domingo, 21 de fevereiro de 2016

MORRO DA IGREJA - URUBICI - SC

O Morro da Igreja, localizado na cidade de Urubici, dista 14 km do centro da cidade e pertence ao Parque Nacional de São Joaquim. Possui o terceiro cume mais alto de Santa Catarina, com 1.822m de altura. 



De acordo com o site 'Mochila Mundo a Fora', de Juliana Faria, o termo 'morro' é muito singelo ante a pirambeira de 14 km até o mirante dentro do parque, onde é possível ter a melhor vista! Trata-se de um passeio imperdível e de 'fácil acesso', quando o tempo está bom, pois a subida é asfaltada. Muitos sobem correndo ou de bike, mas também é possível chegar de carro. 

Uma das características mais interessantes do local, do meu ponto de vista, são as baixas temperaturas em todo inverno que, invariavelmente,  neva. Em 29 de junho de 1996, foi registrado uma temperatura mínima de 17º C negativos. Isso é simplesmente espantoso para um país 'tropical'! Por ali, o vento é intermitente, dando a sensação de frio ainda mais intenso

O morro sedia uma base aeronáutica (Cindacta II), que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A entrada no parque, embora seja franca, é também controlada, sendo necessário solicitar autorização prévia concedida por meio do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), localizado no centro de Urubici (Rua Felicíssimo / Rua Sobrinho, 1.542 / atrás da Av. do Banco do Brasil - Fone - 49 3278-4994). Após fornecer seus dados pessoais, cada pessoa receberá uma pulseira, junto com algumas instruções, que dá direito de acesso ao Parque Nacional de São Joaquim. Programe-se para resolver esta parte burocrática o mais cedo possível, já que o número de pulseiras liberadas por dia é limitado. 

Engana-se quem pensa que ao chegar a exatos 1.822m de altitude, no mirante do parque, encontrará uma igreja. De lá, é possível visualizar um vale e escarpas, além da maravilhosa Pedra Furada, razão do nome 'Morro da Igreja', já que a pedra assemelha-se a uma capela. Esta rocha, com uma fenda de 30 metros de circunferência, encontra-se incrustada em meio a uma extensa área verde e montanhosa. 




Outra particularidade interessante, deste maravilhoso lugar, são suas lendas de tesouros enterrados a seu lado que, de tempos em tempos, fazem surgir histórias na região, dando conta que alguém encontrou um cofre, caixa ou arca com ouro, em suas imediações. Mas, certamente, a lenda mais antiga sobre o tesouro é a dos padres jesuítas, que teriam escondido quarenta cargueiros de ouro e prata junto a janela da Pedra Furada, antes de serem expulsos pelos índios. Será?!? rs

E viva o Brasil!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Igreja
http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/serras-catarinenes/02o-dia---trekking-em-uribici-sc
http://mochilamundoafora.com.br/2015/06/urubici-explore-a-regiao-serrana-de-santa-catarina/

Um comentário: