sábado, 20 de fevereiro de 2016

SERRA DO RIO DO RASTRO

É comum as pessoas, ao verem esta linda imagem, me perguntar: 'Poxa vida, em que país está localizada esta estrada maravilhosa?' e, quando a resposta é: 'Em Santa Catarina', há uma cara de espanto e uma exclamação: 'Jura!! Eu achava que era outro país!!'. 


Cortada pela SC-390, a serra que localiza-se ao sul de Santa Catarina, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, atinge mais de 1400 metros de altitude (mirante), sendo um dos cartões postais mais famosos do estado.  Em 2012, a estrada foi eleita, por um site espanhol, uma das mais lindas do mundo. 

Caracterizada por mata atlântica, cachoeiras, subidas ingrimes e curvas fechadas (284 no total), é um ótimo local para se desfrutar a paz e a natureza. Além da mata, há também uma fauna bem variada com macacos, quatis, pacas, tatus, etc.  




A antiga rota dos tropeiros, foi pavimentada na década de 80. Uma particularidade é que ela foi construída em concreto, não em asfalto, o que garante uma melhor aderência aos pneus dos veículos, principalmente em caso de gelo. A necessidade de criar uma estrada confortável e, acima de tudo, segura para o trafego de carros, deu certo e hoje ela é um destino muito procurado por pessoas que procuram beleza e aventuras, num único lugar. 




Segue um vídeo bem bacana, sobre o lugar.


História da Serra do Rio do Rastro

Percorrida inicialmente por índios, foi amplamente utilizada pelos tropeiros que precisavam transportar seus charques, lãs, queijos, sal, frutas, tecidos e remédios em troca de coisas que faltavam por locais onde passavam, reciprocamente. Além do grande declínio da serra, tal travessia era muito difícil visto que o ambiente sempre foi frio, úmido, ventoso, sujeito a oscilações térmicas de forma muito severa. Isso provocava fadiga e grande mortalidade, não apenas entre os tropeiros, como em suas pobres mulas. A travessia chegava a durar dias. Representando estas expedições, há no meio da Serra um Monumento ao Tropeiro, homenageando este símbolo da cultura nacional. Instalado na curva da Cascata Iluminada, foi construída em basalto e tem aproximadamente 4 metros de altura, 1 metros de altura e 70 centímetros de profundidade. A obra retrata um tropeiro com 5 mulas carregadas de bruacas (sacos de couro cru).

Artista Nelson Neves Matias
Em 1870, a serra era conhecida com 'Serra dos Doze', provavelmente relacionado a seus 12 km de extensão, e apenas mais tarde veio a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. 


Na década de 80 a estrada foi pavimentada e iluminada, mas mantiveram suas curvas acentuadas, que é uma atração a parte! Além de facilitar a vida dos morados da região, o local passou a ser visitado por pessoas que gostam de aventura e natureza. 

A subida íngreme inicia-se na cidade de Lauro Müller e, no alto da montanha, localiza-se a cidade de Bom Jardim da Serra. Ao final dessa estrada, é impossível não parar no Mirante, ponto mais alto e de visão espetacular. Dali se tem uma imagem apaixonante, sendo possível avistar todas as curvas em meio a mata nativa, montanhas, pedras e pontos que a água corre, morro abaixo, para formar o rio no pé da montanha. 





E aproveitemos o Brasil, país lindo de belezas naturais exuberantes!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Rio_do_Rastro
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/09/estrada-do-rio-do-rastro-foi-a-primeira-de-sc-a-ser-pavimentada-com-concreto-3894478.html
http://ludmilasaharovsky.com/2014/04/serra-do-rio-do-rastro-sc.html
http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/serras-catarinenes/01a-dia---subida-da-serra-do-rio-do-rastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário