sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SERRA DO CORVO BRANCO

A Serra do Corvo Branco está localizada entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 


O que chama atenção no local, é sua belíssima formação rochosa, que tem origem no Paraguai e corta três estados da Região Sul do Brasil.

A estrada que liga as cidade de Urubici e Grão Pará, por cerca de 57 Km, neste momento encontra-se 'interditada' para o trânsito de veículos devido às obras, o que a faz ser muito mais interessante para a prática de treekking e bike. A diferença de altitude é de 805 metros e sua altitude máxima é de 1.740m. Suas características é a grande inclinação, muitas curvas e uma parte que não é asfaltada (uns 5 km) ou bastante esburacada. Mas nada tira a grande beleza natural, por ali.  



História da Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco foi a primeira a ligar o litoral a serra catarinense. Sua formação rochosa, remonta mais de 160 milhões de anos. 


O percurso com fortes subidas e curvas fechadas, ora junto dos precipícios, ora passando entre fendas de até 90 metros de altura escavadas nas rochas, é de uma obra de engenharia invejável, que deve mérito ao ex-prefeito da cidade de Urubici, Natal Zilli (1969).



Este foi o maior corte em Rocha Arenítica, no Brasil (90 metros de altura). Aqui é possível visualizar e sentir o fenômeno Aquífero Guarani, pois você está dentro dele. (Saiba mais sobre o aquífero guarani - link) Estes aquíferos são capazes de armazenar água subterrânea e, por meio de suas rochas porosas e permeáveis, reter e cedê-las a rios e poços artesianos. A área deste aquífero é de aproximadamente 1,2 milhões de km² e espessura média de 200 metros. Sua porosidade é de aproximadamente 15% e é neste espaço que a água de aloja e se movimenta a uma velocidade de 2 metros por dia, até descarregar no Rio Paraná. Nesta descida, há também, vestígios visíveis de Basalto, resultado do resfriamento de lava incandescente que subiu do núcleo da terra, e cobriu o grande deserto de areia, desta região. Este basalto cobre toda a extensão de arenito, confinando e alimentando o Aquífero Guarani. (E ainda há quem ache que todo nosso planeta não teve um criador... sinceramente...)

O que achei interessante, sobre a construção dessa estrada, é que muitos tinham opinião pessimista sobre sua execução. Para tratar que ela realmente acontecesse, o ex-prefeito Zilli empenhou-se pessoalmente em trabalhar como operário nesta obra, executando o trabalho de prefeito apenas no expediente da tarde. 

A estrada virou realidade e suas atrações, além de apreciar a Serra Geral, é adentrar por meio da 'garganta', onde a estrada passa no meio da fenda de rocha arenítica. 

O nome da estrada se deve a uma ave conhecida como urubu-rei, de plumagem branca, apelidada erroneamente de 'corvo' branco. Apesar desta ave ter poucos predadores naturais, devido a sua baixa reprodutividade e a degradação de seu habitat, é uma espécie cada vez mais rara de se ver. 



Aguardo ansiosa o dia programado para que, pessoalmente, possa explorar mais esta maravilhosa estrada do nosso grande Brasil!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Corvo_Branco
http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/serras-catarinenes/03o-dia---descida-da-serra-do-corvo-branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário